Contato : +33 (0)4 42 26 40 34 WhatsApp : +33 (0)6 09 01 49 97

O castelo onde Picasso viveu na Provence, reabre neste verão

Picasso liga para o seu marchand Daniel-Henry Kahnweiller e diz :
— “Comprei a Sainte-Victoire de Cézanne !”
— “Qual delas?” — Pergunta o amigo pensando em um quadro.
— “A verdadeira!” — Responde Picasso.

A conversa realmente aconteceu e a montanha à qual se referia Picasso – e que foi representada mais de 80 vezes por Cézanne – fica no “quintal” do castelo provençal que Picasso comprou em Vauvenargues e onde o mestre espanhol viveu de janeiro de 1959 a junho de 1961. Castelo que vai reabrir as portas definitivamente à partir deste verão.

O local que foi deixado como herança à filha da última esposa do pintor – Jacqueline Roque com quem ele se casou em segredo em 1961, em Vallauris – foi aberto pela primeira vez durante a exposição do mestre no museu Granet no ano passado.

Para essa abertura excepcional foram necessários três anos e seis milhões de euros para as obras de renovação e de adaptação ao público.

O castelo, que foi um sítio romano – Vallis Vernica – e um forte medieval, foi quase que completamente reconstruído entre 1644 e 1654, mas sem perder o estilo rústico e severo ainda bem presentes na fachada e nas quatro torres. Dentro da construção, podemos visitar a suíte e o banheiro onde Picasso pintou um fauno, a cozinha onde ainda está o buffet em madeira escura Henry II e a mandolina (também pintados pelo mestre em várias ocasiões), a grande sala com os cavaletes, os potes de pintura e os pincéis e a tumba onde ele foi enterrado em abril de 1973.

O castelo de Picasso fica a 15 minutos de Aix-en-Provence e o acesso pode ser feito em ônibus ou carro. As visitas duram uma hora, são guiadas e devem ser reservadas com antecedência pelo site. Château de Vauvenargues, 04-42-38-13-10, aberto do 30/06/10 ao 02/10/10, qua/dom, 10h/17h, fechado entre 12h/14h, 8€, gratuito para crianças até seis anos, especificar durante a reserva.

As informações foram úteis? Compartilhe com um amigo e siga o nosso perfil no Instagram para viajar para a França todos os dias com a NA PROVENCE.

Tags:, , , , , , , , ,

10 Replies to “O castelo onde Picasso viveu na Provence, reabre neste verão”

neleto
10 outubro 2010
moro em Manaus sou aartista gostaria de visitar o castelo
Responder
    AnaTe
    10 outubro 2010
    Oi Neleto, basta entrar em contato com a associaçao responsavel pelo castelo: http://www.chateau-vauvenargues.com/index.php?P=3&action=afficher&type=art&menu=36 A reserva dos bilhetes é orbigatoria. Beijos e boa viagem!
    Responder
Luciana
12 outubro 2010
AnaTe, Parabéns pelo seu blog são ótimas as dicas da Provence! Meu marido e eu estamos pensando em viajar em janeiro (único período de férias possível).Vimos em um dos post do seu blog que seu marido presta serviços de turismo, podendo nos pegar no hotel e levar, de carro, até algumas das cidades que pretendemos conhecer. Estamos pensando ficar baseado por 4 noites em Marseille (check in 19/01 e check out 23/01) e no período conhecer Marseille, Aix-en-Provence, Luberon, Roussilon, Lourmarin, Gordes, Arles, Avignon e se possível Carcassone, e, nos quatro dias seguintes, ficando sediado em Nice (check in 23/01 e check out 27/01) visitar Mônaco, Cannes, St-Paul de Vence, Saint Tropez, etc, além de Nice. Primeiramente, gostaria de saber se as pretensões são viáveis em face do tempo disponível e se estas são, de fato, as melhores escolhas na região. Por fim, gostaria de receber (em meu email pessoal) o orçamento dos serviços de seu marido para o período e programa acima. Obrigada, Luciana
Responder
    AnaTe
    14 outubro 2010
    Oi Luciana, muito obrigada pela visita e pelos elogios. Vou lhe mandar todas as respostas que me pediu por mail. Estarei por aqui para o que precisar. Beijos.
    Responder
Inah
16 outubro 2010
oi, eu também tento pintar umas mentiras em arte, e amo os artistas todos que desenham pintam gravam esculpem etc. mas o picasso eu amo demaisssssssssssssss, lindo seu blog, coloca mais cousas sobre picasso, pra gente ficar de queixo caidooooooooooo, mas de felicidade compartilhada, abraços e beijos do brasil
Responder
    AnaTe
    17 outubro 2010
    Oi Regina, os mestres da pintura vinham muito à Provence - por causa da luz da regiao - sao tantos registros que você pode fazer o seu roteiro de viagem pela regiao seguindo os passos de : Cézanne, Chagal, Van Gogh, Picasso e muitos outros. No blog vc encontra um texto sobre isso. Beijos.
    Responder
Tina Lombardi
17 fevereiro 2012
Olá! Entrei para ver as dicas da riviera francesa e os posts de vocês são sempre muito informativos, obrigada! Eu escrevi algumas coisas sobre os caminhos de picasso pela frança e também espanha. Se vcs puderem dar uma passadinha, ia ser muito legal! http://blog.localnomad.com/pt/2012/02/17/seguindo-os-passos-de-pablo-picasso/ Valeu! Abs
Responder
    AnaTe
    29 fevereiro 2012
    Oi Tina, tudo bem? Visitei o seu site e também achei muito informativo. Quem sabe nao trocamos os links? Um grande abraço!
    Responder
Filipe Porto
6 novembro 2012
Olá AnaTe, terei 5 dias na provence em fins de dezembro ou início de janeiro. Nessa época os museus estão abertos? O que vcs nos recomenda visitar? Pensamos em les baux-de-porvence para visitar a fortaleza e o carriere de lumiére. abs Filipe
Responder
    Anatê Merger
    7 novembro 2012
    Ola Filipe, tudo bem? Os museus continuam abertos, mas com horarios diferentes. Posso lhe ajudar com o seu roteiro com o maior prazer. Você ja escolheu onde vai ficar? No http://www.temporada.naprovence.com você encontra uma série de opçoes, até mesmo em Les-Baux: http://temporada.naprovence.com/2012/10/le-mas-de-loulivie-em-les-baux-de-provence/ Aguardo o seu retorno por mail caso queira que façamos a reserva para você. Um grande abraço!
    Responder

Deixe um comentário

Nota: Os comentários no site refletem as opiniões de seus autores, e não necessariamente as opiniões do portal de internet NaProvence. Você deve abster-se de insultos, palavrões e expressões vulgares. Reservamo-nos o direito de excluir qualquer comentário sem aviso prévio ou explicações.

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são assinados com *

error: O conteúdo está protegido !!