Contato : +33 (0)4 42 26 40 34 WhatsApp : +33 (0)6 09 01 49 97

Os Calissons de Aix-en-Provence, um “carinho” em forma de losango que se tornou o doce mais tradicional da cidade

Na boca, a experiência é das mais agradáveis. Primeiro os dentes quebram a camada lisa de açúcar crocante, em seguida sentimos o sabor ligeiramente amargo da laranja, do melão e de outras frutas confeitadas misturadas às amêndoas e ao mel em um creme espesso e para terminar um biscoito tão fino e delicado como uma hóstia.

A origem da iguaria que tem a forma de um losango remonta à Antiguidade, onde um doce feito de farinha e amêndoas chamado calissone era um dos preferidos da população. No século XV, durante o casamento dela com o Rei René, a austera Rainha Jeanne sorriu saboreando um desses doces que ela chamou de câlins (“carinho” em françês).

Durante a peste de 1630, para prevenir a epidemia em Aix-en-Provence, o padre Martelly (uma das poucas autoridades que não fugiu) pediu proteção à Nossa Senhora e prometeu à Ela uma homenagem todos os anos. No fim da missa, os calissons abençoados foram distribuídos enquanto o povo cantava em latin venite ad calice. O “venha ao cálice” foi aos poucos se distorcendo e se tornando “venha aos calissons” e desde essa data, em todo primeiro domingo de setembro, a cidade renova a promessa feita à Maria na igreja de Saint-Jean-de-Malte em uma missa sempre seguida de uma festa popular.

Mas você não vai precisar esperar até lá para saborear um calisson, os doces estão à venda em lojas especializadas e até nos supermercados durante o ano todo. Uma caixinha com seis ou oito calissons – depende da loja e do tamanho do doce – custa, no mínimo, 6€. Mas nem preciso dizer que vale muito a pena experimentá-lo, preciso?

As informações foram úteis? Compartilhe com um amigo e siga o nosso perfil no Instagram para viajar para a França todos os dias com a NA PROVENCE.

Tags:, , , , , , , , , , , ,

14 Replies to “Os Calissons de Aix-en-Provence, um “carinho” em forma de losango que se tornou o doce mais tradicional da cidade”

Fábio Cembranelli
20 fevereiro 2010
Olá, Ana. Seu blog é muito interessante, adorei todos os textos. Em junho,julho eu e minha esposa estaremos viajando pela França e as informações do seu blog são ótimas. Obrigado, um abraço e vou continuar acompanhando.
Responder
Ana Tereza Merger
20 fevereiro 2010
Oi Fabio,
Obrigada pela visita e pelo incentivo. Espero que você volte sempre. Beijos.
Responder
Helena
23 fevereiro 2010
Oi Ana, eu adoro os calissons, saudades de comer um! Quando morava aí, fiz uma matéria sobre eles para uma revista brasileira ;)
Responder
    AnaTe
    15 dezembro 2010
    Eles sao mesmo uma gostosura Helena, eu pelo menos, acho uma delicia, com café entao...hummmm! Beijos!
    Responder
Monica Siqueira
8 dezembro 2010
Ana, Olá, meu nome é Mônica e estou indo morar com meu marido e minha filha de 3 anos por 6 meses aí. Adorei seu blog... Amei na verdade e gostaria de fazer umas perguntas sobre melhores cidadezinhas, escola para crianças estrangeiras e etc. Você pode nos ajudar? Tenho orkut e facebook ou mesmo por e-mail se quiser ser nossa "correspondente". Obrigada, Mônica
Responder
    AnaTe
    15 dezembro 2010
    Oi Mônica, se puder lhe ajudar com algumas respostas vai ser um prazer. Vamos trocar alguns mails. Beijos!
    Responder
Nidia
16 março 2014
Ana, estarei visitando Aix em junho e gostaria de saber qual a melhor marca de Calison para experimentar.
Responder
    Anaté Merger
    17 março 2014
    Oi Nidia, tudo bem? Nao se preocupe com isso, os calissons vendidos em Aix sao excelentes. Veja com quem trabalhamos em Aix: http://temporada.naprovence.com/category/_localizacao/aix-en-provence/ Roteiro e assessoria sao gratuitos para todos os nossos clientes. Um abraço!
    Responder
      Nidia
      17 março 2014
      Obrigada, experimentarei todos. rsrsrs
      Responder
telmo maia
28 novembro 2014
onde posso comprar os calissons d aix-en-provence aqui no brasil ?
Responder
    Anaté Merger
    28 novembro 2014
    Oi Telmo, tudo bem? Meu querido, eu nao faço a menor ideia. :-) Vamos ver se alguém passa por aqui e nos da uma dica. Beijo e boa sorte.
    Responder
Emilse Cristina
24 fevereiro 2015
Oi pessoal, estive na França em Dezembro com minha família e fizemos algumas compras em um mercado perto do hotel. Quando vi a caixa dos Calissons me apaixonei pelo formato do doce achei até que seriam balas. Nunca fui tão feliz em uma compra as cegas. Estou apaixonada pela delicadeza e sabor destes pedacinhos de carinho.
Responder
Clovis Pinto
18 março 2019
Gostaria de saber onde são vendidos os callissons em Paris.
Responder
    Na Provence
    19 março 2019
    Oi Clovis, tudo bem? Vamos ficar lhe devendo essa resposta. O calisson é o docinho típico de Aix e pode ser encontrado em várias lojas aqui na Provence, mas em Paris...Tente casas como a Ladurée. Quem sabe? Boa sorte! :-)
    Responder

Deixe um comentário

Nota: Os comentários no site refletem as opiniões de seus autores, e não necessariamente as opiniões do portal de internet NaProvence. Você deve abster-se de insultos, palavrões e expressões vulgares. Reservamo-nos o direito de excluir qualquer comentário sem aviso prévio ou explicações.

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são assinados com *